SENHOR DO ARCO - RENÊ HIGUITA - COLOMBIA

Um escorpião. Essa foi a melhor definição para uma defesa que entrou para a história do futebol mundial e ficou imortalizada. A jogada ocorreu em 1995, no lendário estádio de Wembley, na Inglaterra. O jogador inglês Jamie Redknapp tentou surpreender o arqueiro colombiano, chutando de perto do meio campo. O goleiro, para debochar da jogada, resolveu arriscar um malabarismo para executar a defesa. A jogada é feita com o goleiro jogando seu corpo adiante e no momento em que esta no ar, ele chuta a bola com a sola do pé, quase acertando suas costas. A jogada foi repetida algumas vezes, como no jogo de despedida de Diego Maradona.


Somente Higuita e Leônidas da Silva, inventor da bicicleta, fariam com que alguém fizesse sua apresentação, descrevendo um movimento que ficou marcado eternamente na memória dos fãs deste esporte. Além da contribuição artística, outro fato que merece destaque é que o congresso técnico de Coverciano em 1990, foi decidido que estava proibido o uso das mãos pelo goleiro, após a recuada de bola por um jogador de linha. O arqueiro teria que necessariamente usar os pés. Isso ocorreu porque Higuita jogava como uma espécie de goleiro linha, sendo o líbero do seu time, fazendo com que a maioria das jogadas do seu time passasse por ele. Era comum também o goleiro bater faltas, armar o time e ser o último homem da defesa.


Higuita é tido por muitos como um jogador ícone, que marcou uma ótima fase do futebol colombiano juntamente com Freddy Rincon, Valderrama, Asprilla e Valencia. Durante a carreira, anotou 57 gols, o terceiro maior goleiro artilheiro do mundo. Pela seleção colombiana jogou 64 vezes e anotou 3 gols. Defendendo clubes, Higuita chegou a duas finais da Copa Libertadores defendendo o Atlético Nacional. Foi campeão em 1989 nas disputas de pênaltis contra o Olímpia do Paraguai. Naquela decisão, Higuita defendeu a penalidade decisiva. Em 1995, perdeu a final para o Grêmio de Porto Alegre.


Hoje o ex-goleiro se trata de uma recente doença, a toxoplasmose. Essa doença é transmitida pelos animais e geralmente é transmitida para os seres humanos por ingestão de alimentos ou água contaminada com o parasita Toxoplasma gondii.

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Blogger Template by Blogcrowds.