SENHOR DO ARCO - MAZURKIEWICZ - URUGUAI

Substituto de Lev Yashin, o russo aranha negra, considerado o melhor goleiro do mundo de todos os tempo. Esse foi peso dado para o uruguaio Mazurkiewicz em 1971, durante o jogo de despedida de Yashin. O goleiro homenageado cedeu seu posto de guarda metas no segundo tempo, para o então jovem goleiro de 26 anos.

Mazurka, como ficou conhecido, começou sua carreira no pequeno Racing Club de Montevideo. Com atuações muito seguras e boa saída do gol, logo despertou atenção dos dirigentes do Penharol, na época, um dos melhores times do mundo. Sua estréia na equipe carbonera , foi na semi-final da Copa Libertadores de 1965, no jogo de desempate na Argentina. Pela frente, nada menos que o Santos de Pelé. O Penharol venceu a partida por 2 a 1 e a partir de então, Mazurka não perdeu a titularidade.

Em 1966, foi campeão da Copa Libertadores jogando contra o River Plate e campeão mundial contra o poderoso Real Madrid. Neste mesmo ano, o arqueiro ganhou uma chance na seleção uruguaia que disputaria a Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra. A seleção charrua fez uma ótima Copa, mas com abritragens suspeitas, Uruguai e Argentina cairam frente Alemanha e Inglaterra.

Na copa seguinte, em 1970, mais uma vez o Uruguay fez ótima campanha, caindo nas semi-finais frente ao Brasil de Pelé. Pelé novamente estava no caminho de Mazurka, desta vez, os dois imortalizaram um lance plástico, onde Pelé foi lançado em velocidade, Mazurka saiu do gol para fechar o angulo de Pelé, para surpresa de todos, Pelé deixou a bola passar em suas costas, fazendo com que a bola cruzasse a frente do goleiro e pegou nas costas do guarda-metas. Na finalização, Pelé chutou e a bola passou triscando a trave. No final, o lance entrou para a história, Pelé foi eleito o melhor jogador do mundial e Mazurka o melhor goleiro.

Em 1971, Mazurka se transferiu para o Atlético Mineiro, onde conquistou o campeonato brasileiro pelo Galo. Em 1974 foi jogar no futebol espanhol. Seu retorno para a América so Sul, ocorreu no América de Cali, e posteriormente encerrou sua carreira jogando pela equipe carbonera novamente.

Após sua aposentaria, Mazurka atuou como preparador Físico no Rancing Club de Montevideo e treinador de goleiros no Penharol, onde trabalha até os dias de hoje.

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Blogger Template by Blogcrowds.