SENHOR DO ARCO - ROBERTO ROJAS - CHILE

Terminando nosso especial sobre os maiores goleiros do futebol latino recente, fechamos com um goleiro que gerou muita polêmica no futebol do continente sulamericano. Hoje retrataremos nada mais que Roberto Rojas, apelidado como “El Condor”.


Rojas começou a se destacar ainda na década de 80 pela sua elasticidade e agilidade, impedindo gols que tinham claramente como destino as redes. Na Copa América de 1987, disputada na Argentina, Rojas fechou o gol no jogo contra o Brasil, e foi eleito o melhor goleiro do torneio, despertando interesses de grandes times europeus, como o Real Madrid. Naquela época, o goleiro defendia o gol do Colo-Colo do Chile, onde já havia sido compeão chileno por duas vezes. No Chile já era considerado um dos melhores goleiros de toda história do futebol chileno. No mesmo ano, Rojas se transferiu para o Brasil, adquirido pelo São Paulo F. C, onde foi campeão paulista de 1987 e 89.



No ano de 1989, disputando as eliminatórias para a Copa do Mundo de 90, Rojas jogou seu último jogo como jogador profissional no Maracanã. O Chile precisava ganhar do Brasil de qualquer jeito, o empate classificaria a seleção brasileira. Durante as eliminatórias, a seleção chilena reclamava de favorecimento ao futebol canarinho. Somente uma seleção classificava por grupo. O Estádio Nacional do Chile havia sido interditado por causa de uma garrafa arremessada no gramado, com isso teria que disputar o jogo contra a Venezuela na Argentina. A Venezuela, era uma seleção muito fraca, onde as demais seleções ganhavam de três a zero jogando na Venezuela e seis ou sete jogando em casa. Era um jogo importante pois o saldo de gols era o que importava naquele jogo. O resultado do jogo disputado na Argentina foi de cinco a zero para o Chile, mas um resultado de oito a zero, faria o Chile entrar com a vantagem do empate no Maracanã.


Como vencer um monstro futebolístico chamado Brasil, em pleno Maracanã lotado? João Havelange, presidente da FIFA, veio da Suíça para acompanhar o jogo. Isso seria uma pressão a mais para os jogadores chilenos, além é claro de Romário e Careca. Aquela geração de jogadores chilenos, era tida como a melhor depois de várias décadas.



Aos vinte e dois minutos do segundo tempo, o fato que mudou a vida deste goleiro, ou melhor, mudou a vida de uma geração de futebolistas chilenos, já que o Chile ficou proibido de jogar a Copa do Mundo de 1990 e 1994, só retornando na eliminatórias para a Copa de 1998. Das arquibancadas do Maracanã um sinalizador cai no gramado, ao lado do goleiro Rojas, o mesmo cai no chão, com as mãos no rosto e minutos depois a câmera foca o jogador todo ensangüentado. A seleção chilena se retira de campo, por falta de segurança e se auto-proclama classificada para a Copa do Mundo de 1990. Se uma garrafa no gramado rendeu a interdição do estádio chileno, logo, um fato como este merecia uma punição exemplar ao Brasil e ao Maracanã.



Nos dias seguintes em Santiago, o clima anti-brasileiro era notório, embaixada apedrejada, centro cultural brasileiro danificado e todo clima de favorecimento da FIFA ao futebol brasileiro. Foi quando Rojas, após alguns dias em silêncio resolveu falar a verdade e contou a trama. O melhor goleiro do futebol chileno, entregou que tudo foi planejado, com isso, o médico, o técnico e o arqueiro nunca mais puderam trabalhar como profissionais. O capitão do time, Astengo, foi suspenso por 4 anos. No país, uma divisão de sensações, muitos criticaram severamente o goleiro. Outros, diziam que ele foi usado no episódio.


Rojas não se sentia mais a vontade no Chile, não tinha mais vontade de sair nas ruas, caiu em depressão e resolveu se mudar para o Brasil, onde Telê Santana lhe ofereceu um emprego de treinador de goleiros no São Paulo F.C. Depois de muitos anos ausente do Chile, ele voltou a jogar futebol, no Estádio Nacional, na despedida de Ivan Zamorano. O goleiro foi aplaudido de pé em sua entrada no gramado. Isso mostrou para muitos, que um lance infeliz em sua vida, não apagou da memória tudo que já havia feito para o futebol daquele país. Hoje Rojas é treinador de goleiros do Sport Recife.

0 comentários:

Postagem mais antiga Página inicial

Blogger Template by Blogcrowds.