Neste artigo trataremos de um dos melhores goleiros da história do futebol sulamericano. Ubaldo Fillol teve vários apelidos como Super-Homem, Homem Biônico, Monstro Verde, mas ao final de sua carreira, ficou conhecido como Pato, ou apenas Fillol.

Goleiro com muito reflexo e boa reposição de bola, começou a carreira pelo pequeno Quilmes, em 1969. Após 3 anos já se destacava defendendo a meta do Racing, um dos grandes times daquela época. No time de Alvellaneda, se destacou defendendo 6 pênaltis em uma única temporada, recorde argentino.

No River Plate ganhou 3 campeonatos argentinos, garantindo destaque continental e uma vaga na seleção. Disputou 3 mundiais, mas foi na Copa do Mundo de 1978 o ápice de sua carreira, onde a Argentina ganhou o mundial, em casa, e ainda foi eleito o melhor goleiro do mundo. Foi sacado das eliminatórias da Copa do Mundo de 1986 no México pelo técnico Carlos Bilardo, que por muitos foi tido como mal agradecido por tudo que o goleiro representou para aquela seleção.

No Brasil, Fillol defendeu o Flamengo de 1983 até 1985, conquistando uma Taça Guanabara em 1984. Teve também uma passagem de 3 temporadas pelo Atlético de Madrid. Retornando ao Racing em 1988 e ganhando a primeira edição da Supercopa Sulamericana, torneio que reunia os campeões da Copa Libertadores.

Fillol parou de jogar aos 41 anos, pelo Vélez Sarsfield. A partida de despedida foi contra o clube que mais visibilidade deu ao jogador, o River Plate. Justo em seu jogo de despedida, um pênalti traçaria o destino final do jogador nos gramados. Pênalti este, mais uma vez defendido por Pato. Após a defesa, o jogo ficou paralisado e os jogadores que estavam em campo deram uma volta olímpica com o arqueiro. Foi quando em todos os meios de comunicação argentino, o elegeram como o melhor goleiro argentino de todos os tempos.

Hoje, o Pato é treinador de goleiros da seleção argentina e desde 2008 existe um troféu para o aqueiro menos vazado na Argentina. O nome do prêmio não poderia ser outro. Premio Ubaldo Matildo Fillol.

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Blogger Template by Blogcrowds.