Chilavert foi conhecido como um goleiro emblemático, polêmico, que marcou história tanto no futebol argentino, paraguaio como mundial. Por muitos anos foi o maior goleiro artilheiro do mundo, perdendo seu posto em Agosto de 2006, quando foi superado por Rogério Ceni.

Chilavert começou a carreira no Deportivo Luquenho. Também teve uma curta passagem pelo Guarani do Paraguai, onde conquistou o campeonato nacional em 1984. Posteriormente foi para o San Lorenzo, até se destacar e conseguir uma transação para o Real Zaragoza. Sua carreira deslanchou quando voltou para o futebol argentino, defendendo o gol do Vélez Sarsfield, onde conquistou o torneio clausura 92-93 e também a Copa Libertadores e Mundial de 1994. A partir deste título, sua carreira foi repleta de conquistas até 1998, conquistando torneios nacionais e copas sulamericanas.

Em 1999, Chilavert entrou para a história ao fazer 3 gols em uma mesma partida, contra o Ferro Carril, quando seu clube goleou por 6 a 1. Durante toda a carreira o goleiro-artilheiro fez 62 gols, sendo 41 em cobrança de pênaltis. Ainda nas conquistas pessoas, Chilavert foi eleito, pela IFFHS, 3 vezes o melhor goleiro do mundo, nos anos de 1995, 1997 e 1998.

Na seleção paraguaia foram 8 gols em 74 partida. Disputou duas copas do mundo, em 1998 e 2002, onde a seleção de seu país não conseguiu passar das oitavas de finais, caindo frente a França e Alemanha respectivamente.

Sua carreira também foi marcada por polêmicas, principalmente com jogadores brasileiros. O goleiro chegou a cuspir no rosto do lateral Roberto Carlos ao final de uma partida das eliminatórias para a Copa de 2002. Sua opinião sobre o goleiro Rogério Ceni também já ganhou destaque na imprensa. Ele se auto-denonima o maior goleiro artilheiro do mundo, uma vez que alega que Rogério Ceni jogou mais partidas por um time de ponta, com isso o paraguaio perdeu chances de bater faltas e pênaltis jogando por times menores. Outro ponto que o ex-jogador destaca sempre que possível, é que fez gols pela seleção de seu país, fato que Rogério Ceni ainda não conseguiu.

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Blogger Template by Blogcrowds.