SENHOR DO ARCO - OSCAR CORDOBA - COLOMBIA.

Oscar Cordoba foi um goleiro colombiano que fez sucesso no futebol argentino Goleiro com atitude, começou sua carreira em um modesto clube chamado Selecion Valle. Logo foi chamado para as seleções de base da Colombia e despertou interesse do Atlético Nacional de Medellin.

Após jogar por várias equipes colombiana, despertou para o cenário sulamericano no ano de 1996 defedendo o gol do América de Cali, vice-campeão da Copa Libertadores da América daquele ano. No ano seguinte ,se transferiu para o Boca Junior, onde chegou ao auge de sua carreira. Defendendo o arco da equipe portenha, Cordoba conquistou enumeros títulos nacionais e internacionais, destaque para o bi-campeonato da Copa Libertadores em 2000 e 2001, sendo campeão mundial em 2000, quando o Boca Juniors bateu o Real Madrid na grande final.

No ano de 2001, foi eleito pela IFFHS, o segundo melhor goleiro do mundo, perdendo somente para Oliver Kahn, mas superando grandes goleiros como Buffon e Barthez. Após sua passagem pelo Boca Juniors, o jogador rodou pela Europa em equipes da Italia e Turquia, até etornar a Colombia.

Na seleção colombiana, Cordoba conquistou o título da Copa América em 2001. O jogador também fez parte do grupo das eliminatórias para a Copa do Mundo de 1994, quando a seleção do seu país ganhou da Argentina, pela última rodada das eliminatórias, em pleno Monumental de Nunhes, por 5 a 0, obrigando a seleção argentina a disputar a repescagem para obter uma vaga para o mundial. O goleiro disputou duas Copas do Mundo, 1994 e 1998, nas duas a Colombia caiu ainda na primeira fase.

Hoje, com 39 anos, após anunciar sua aposentadoria 2 anos atrás, o goleiro voltou a atrás na decisão e defende da meta do Millionarios da Colombia. O jogador resolveu voltar ao time, para apagar uma má impressão deixada no clube antes de sair para o futebol argentino.

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Blogger Template by Blogcrowds.