Estaremos lançando neste mês de setembro uma série de posts sobre goleiros latinos que fizeram a história recente do futebol. Começamos com um goleiro paraguaio que jogou por diversos times brasileiros na década de 90.

Roberto "Gato" Fernández Bonillo, ou somente Gato Fernandez, começou sua carreira no pequeno River Plate de Assuncion, do Paraguai, mas logo chegou ao Cerro Portenho. O jogador se destacou por sua postura e carisma em campo. Sua qualidade técnica o levou a seleção do seu país. Defendendo a seleção paraguaia, disputou a copa do mundo do México, em 1986, onde defendeu um penalti a favor da seleção local cobrado pelo maior ídolo mexicano naquela época, Hugo Sanches. Garantindo o empate em 1 a 1, resultado que colocou a seleção na segunda fase da competição.

Ao todo foram 78 participações no selecionado. O grande título de Gato Fernandez foi a Copa América de 1979, sendo um dos jogadores mais importantes do torneio, ao lado de Romerito e Cabañas.

No Brasil, o goleiro defendeu vários times, entre eles Flamengo, Internacional e Palmeiras. No time gaúcho foi campeão da Copa do Brasil de 1992. Já no Palmeiras, disputou a Copa Libertadores da América em 1994.

Gato Fernandez encerrou seu ciclo na seleção paraguaia nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 1990, jogo disputado contra o Equador.

Hoje, o jogador assessora a carreira de seu filho, Roberto Junior Fernandez, goleiro contratado recentemente pelo atual campeão da Libertadores da América, Estudiantes de la Plata.

2 comentários:

Goleirasso. Exímio pegador de pênaltis. Sua segurança debaixo das traves era incrível.

E quanto a seu filho, é goleiro também?

Vai lá no meu blog depois.
Abraços

8 de setembro de 2009 às 16:14  

Isso. O filho dele é goleiro. Vou passar no seu blog.
Abraço

9 de setembro de 2009 às 06:59  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Blogger Template by Blogcrowds.