No último dia 13 de Agosto, uma equipe uruguaia debutou em torneios internacionais. O Liverpool Futbol Cub, time da primeira divisão do futebol uruguaio, enfrentou o Cienciano do Perú pela Copa Sulamericana.

Fundado em 1915 na cidade de Montevideo, por alunos do Colégio de los Padres Capuchinos de Nuevo París, o nome veio em homenagem a equipe inglesa. Outra versão, contada por historiadores do futebol uruguaio, dizem que o nome da equipe surgiu devido a localização do maior porto inglês naquela época. A cidade de Liverpool, era a cidade inglesa mais conhecida em Montevideo. As cores azul e preto são homenagens aos vitoriosos times uruguaios daquela época, Defensa e Titán.

Em 1920 a equipe conseguiu ótima colocação no campeonato local, quando conquistou o quarto lugar, atrás de Nacional, Penharol e Wanderers. Na década de 70, a equipe fez uma excursão pela europa, no qual disputou 12 partidas, conquistando 3 vitórias, dentre elas, uma goleada contra o Werder Bremen por 4 a 1 e um suado trunfo contra o Sevilla. Outro resultado comemorado na época foi o empate contra o Atlético de Madrid.


O estádio do Liverpool, chamado de estádio Belvedere, localizado na calle Julián Laguna, tem capacidade para 8.000 pessoas. Um fato histórico, com direito a placa, ocorreu em 1910, quando a seleção uruguaia, disputou o primeiro jogo com a famosa camisa celeste.

As principais conquistas do Liverpool foram 3 títulos da segunda divisão uruguaia. No ano passado, a equipe voltou a igualar o feito de 1920 e terminou o campeonato uruguaio em quarto lugar, posição que deu direito a disputa da Copa Sulamericana. Retornando ao jogo da semana passada, o placar ficou zero a zero, com 12 chances de gol criada pela equipe charrua. Agora, na altitude de Cuzco, os uruguaios buscam marcar seu nome da história deste clube.

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Blogger Template by Blogcrowds.