ETCHEVERY: EL DIABLO BOLIVIANO


Um dos melhores jogadores do futebol boliviano. Essa é a definição simples que muitos analistas esportivos falariam de “el diablo”. Muitos brasileiros lembrarão da histórica derrota nas eliminatórias de 1993, quando a seleção canarinho conheceu sua primeira derrota em toda história da competição. Foi ele o autor do gol, a dois minutos do fim, que abriu caminho para colocar a seleção boliviana na Copa dos Estados Unidos.

Etcheverry, foi muito mais que isso. Além de referência no futebol de seu país, foi um cigano do futebol latino. Jogou por equipes bolivianas, equatorianas, colombianas e chilenas. Teve também uma rápida passagem pelo futebol espanhol, onde defendeu o Albacete. Seu ponto mais alto na carreira, foi disputando a Major League Soccer, nos Estados Unidos. Praticando o soccer, foi eleito no ano de 1998, o melhor jogador do campeonato, jogando pelo DC United. Lá, conquistou 3 títulos, fez 34 gols e mantém até hoje o record de assistências, 101. Sua estadia em gramados norte americanos durou longos 8 anos.

Pela seleção boliviana, foram 71 jogos, 13 gols marcados, mesmo atuando como meio campo, e participação em uma Copa do Mundo. O atleta disputou o torneio máximo de seleções em 1994, onde foi expulso logo no primeiro jogo contra Alemanha, aos 4 minutos de jogo. Uma entrada violenta no adversário, abreviou sua passagem na copa daquele ano.

No ano de 2006 encerrou sua carreira em um jogo festivo em Santa Cruz de la Sierra, onde reuniu os jogadores da seleção que derrotou o Brasil nas eliminatórias de 1993, mais algumas estrelas do futebol latino como José Luís Chilavert, Carlos Valderrama, Alex Aguinaga, Fernando Gamboa entre outros.

Com 109 gols na carreira e passagem por 10 clubes diferentes, o jogador foi um ícone, marcando toda uma geração. Assim como os jogadores Higuita (Colombia), Del Solar (Perú) e Hugo Sanchez (México), escreveu seu nome na história defendendo a seleção de seu país. Em 2008, começou a carreira de treinador na equipe do Oriente Petroleiro. Atualmente é diretor técnico do time Aucas, do Equador, que disputa a segunda divisão local. El diablo tenta tirar a equipe de sua maior crise, após parceria mal feita com a empresa Sports Led Media.

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Blogger Template by Blogcrowds.