Fundado em 4 de Agosto de 1905, por jovens, em sua maioria estudantes universitários, o Club Atlético Estudiantes, nascia para ingressar uma acirrada liga, que disputavam clubes como, Quilmes Athletic, Belgrano, Lobos, San Isidro, Porteño, Reformer, Barracas, San Martín e Nacional. A equipe mais vitória desta liga, se chamava Alumni, formada principalmente por estudantes da English High School. Por este motivo, os fundadores decidiram em 1906 que o uniforme do time seria de listas brancas e vermelhas em homenagem ao maior ganhador dos torneios de futebol amador naquele país, o Alumni.

A equipe surgiu por desacordo entre jovens que freqüentavam o Gimnasia y Esgrima. Em 1935, uma união com o Club Social de La Plata, fez com que o nome definitivo do clube seria Club Estudiantes de La Plata.

A primeira grande conquista do Estudiantes, foi o campeonato metropolitano de 1967, onde quebrou a hegemonia dos 5 grandes (Boca, River, San Lorenzo, Racing e Independiente), que desde 1931 se revezavam nas conquistas. Neste ano, começava a brilhar a equipe mais vencedora de toda a história do clube. No ano seguinte, conquistou a Copa Libertadores em sua primeira participação, derrotando o Palmeiras em melhor de 3 jogos. O duelo decisivo foi realizado no estádio Centenário, quando os argentinos venceram por 2 a 0. Gol decisivo anotado por Juan Ramon Veron, la bruja. A final do mundial de clubes seria disputada contra o Manchester United. O clima era de muita rivalidade, tratava-se de uma disputa entre dois países com muita disputa naquela época. A Inglaterra acabará de ser campeã mundial, em 1966. Na primeira partida, em La Plata, vitória da equipe de Bilardo e Veron por 1 a 0. No jogo de volta, em Manchester, a equipe conseguiu um empate por 1 a 1, gol novamente de la bruja. Com a vitória, o Estudiantes, foi a única equipe de fora da Inglaterra a dar a volta olímpica em pleno Old Trafford.

No ano seguinte, também conquistou a Copa Libertadores, derrotando o Nacional de Montevideo nos dois jogos decisivos. Na final do mundial, o adversário desta vez seria o Milan. No primeiro jogo na Itália, vitória da equipe rossonera, por 3 a 0. No jogo de volta, o Estudiantes conquistou uma vitória sofrida por 2 a 1, em um jogo muito tumultuado, com muitas jogadas violentas, vários jogadores expulsos, inclusive, 3 jogadores argentinos presos por agressões contra os jogadores italianos. Em 1970, novamente o clube foi campeão da Copa Libertadores, derrotando desta vez o Penharol em La Plata por 1 a 0. No jogo decisivo em Montevideo, empate heróico em 0 a 0. Histórico tricampeonato para o Estudiantes. O adversário desta vez no torneio intercontinental seria o Feyenoord, da Holanda. No jogo da Argentina, empate em 2 a 2. No jogo em Amsterdan, vitória da equipe da casa por 1 a 0.

A história do Estudiantes de La Plata é formada por amor, ideais e principalmente por dificuldades. Por este motivo a frase histórica de Osvaldo Zubeldía, técnico do super-time tricampeão da Copa Libertadores, ecoa no ouvido de todo pincha. “A la gloria no se llega por un camino de rosas..."

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Blogger Template by Blogcrowds.