
A equipe surgiu por desacordo entre jovens que freqüentavam o Gimnasia y Esgrima. Em 1935, uma união com o Club Social de La Plata, fez com que o nome definitivo do clube seria Club Estudiantes de La Plata.
A primeira grande conquista do Estudiantes, foi o campeonato metropolitano de 1967, onde quebrou a hegemonia dos 5 grandes (Boca, River, San Lorenzo, Racing e Independiente), que desde 1931 se revezavam nas conquistas. Neste ano, começava a brilhar a equipe mais vencedora de toda a história do clube. No ano seguinte, conquistou a Copa Libertadores em sua primeira participação, derrotando o Palmeiras em melhor de 3 jogos. O duelo decisivo foi realizado no estádio Centenário, quando os argentinos venceram por 2 a 0. Gol decisivo anotado por Juan Ramon Veron, la bruja. A final do mundial de clubes seria disputada contra o Manchester United. O clima era de muita rivalidade, tratava-se de uma disputa entre dois países com muita disputa naquela época. A Inglaterra acabará de ser campeã mundial, em 1966. Na primeira partida, em La Plata, vitória da equipe de Bilardo e Veron por 1 a 0. No jogo de volta, em Manchester, a equipe conseguiu um empate por 1 a 1, gol novamente de la bruja. Com a vitória, o Estudiantes, foi a única equipe de fora da Inglaterra a dar a volta olímpica em pleno Old Trafford.
No ano seguinte, também conquistou a Copa Libertadores, derrotando o Nacional de Montevideo nos dois jogos decisivos. Na final do mundial, o adversário desta vez seria o Milan. No primeiro jogo na Itália, vitória da equipe rossonera, por 3 a 0. No jogo de volta, o Estudiantes conquistou uma vitória sofrida por 2 a 1, em um jogo muito tumultuado, com muitas jogadas violentas, vários jogadores expulsos, inclusive, 3 jogadores argentinos presos por agressões contra os jogadores italianos. Em 1970, novamente o clube foi campeão da Copa Libertadores, derrotando desta vez o Penharol em La Plata por 1 a 0. No jogo decisivo em Montevideo, empate heróico em 0 a 0. Histórico tricampeonato para o Estudiantes. O adversário desta vez no torneio intercontinental seria o Feyenoord, da Holanda. No jogo da Argentina, empate em 2 a 2. No jogo em Amsterdan, vitória da equipe da casa por 1 a 0.
A história do Estudiantes de La Plata é formada por amor, ideais e principalmente por dificuldades. Por este motivo a frase histórica de Osvaldo Zubeldía, técnico do super-time tricampeão da Copa Libertadores, ecoa no ouvido de todo pincha. “A la gloria no se llega por un camino de rosas..."
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário