Para encerrar nosso mês de Junho, onde passeamos pelo futebol chileno, vamos falar de um clube, fora da cidade de Santiago. mas muito conhecido dos brasileiros, principalmente da torcida do Flamengo. Trata-se do Cobreloa, da cidade de Calama. O nome do time se deve a junção da palavra Cobre, devido as minas deste minério que ficam localizadas na região da Província de El Loa. Com isso o nome de Cobreloa. O uniforme da equipe é laranja, também devido a cor do minério.

Fundado em 1977, o time participa da primeira divisão chilena há exatos 32 anos. Com oito títulos de campeão chileno, a equipe é a quarta maior ganhadora. Somente atrás de Colo-Colo, Universidade do Chile e Universidade Católica. Seus jogos são disputados no estádio municipal de Calama, com capacidade para 20.000 pessoas. A equipe disputa o chamado clássico do cobre com o Cobresal. Na segunda região, o Cobreloa disputa um clássico de muita rivalidade com Deportes Antofagasta
. Mas o rival que mais gerou disputas inesquecíveis é o Colo-Colo. Os dois clubes praticamente dividiram todas as conquistas durante a década de 80, quando o Cobreloa conquistou 4 títulos chilenos e uma Copa Chile.

O time participou de 13 disputas da Copa Libertadores da América, com 2 vice-campeonatos logo nas duas primeiras participações no torneio, em 1981 e 1982, onde perdeu para Flamengo e Penharol respectivamente. No primeiro vice-campeonato, a equipe derrotou equipes tradicionais, como Penharol e Nacional de Montevideo. Em 1982, passou por equipes como Olímpia do Paraguai e Colo-Colo.

Em 1981, encontraria na final o melhor time do Flamengo de todos os tempos, com Zico, Junior, Leandro, Adilio e companhia. No primeiro duelo decisivo no Rio de Janeiro, jogando para 93.000 pessoas no Maracanã, perdeu por 2 a 1. Dois gols de Zico. No jogo de volta em Santiago, o estádio estava lotado, 60.000 pessoas esperavam pela vitória do time chileno. No campo, o Cobreloa conquistou uma vitória suada por 1 a 0, gol de Victor Merello. Com este resultado, seria necessário o terceiro duelo em campo neutro. Montevideo foi o palco escolhido para a decisão. Vitória do Flamengo por 2 a 0 e conquista do inédito título de Libertadores da América pela equipe carioca.

No ano seguinte, a equipe enfrentaria o Penharol na decisão da mística Copa Libertadores. O primeiro jogo das finais foi disputado em Montevideo. O time do Cobreloa era famoso por ser um time muito viríl, com jogadores que entravam duros em todas as jogadas. O resultado foi um heróico empate em pleno estádio Centenário. No jogo de volta em Santiago, o país todo esperava o grande momento para uma equipe chilena se consagrar campeão da Libertadores da América. O Cobreloa jogava bem, tinha domínio do jogo, atacava com muita freqüência o gol uruguaio, mas um contra-ataque mortal, aos 45 minutos do segundo, Fernando Morena, decretou o gol mais sofrido em toda a história da equipe minera.

1 comentários:

o Cobreloa chegou a disputar uma pré-Libertadores recentemente, quando perdeu pro Paraná. Mas acho que a fase de grupos faz tempo que não disputa, não é? E se não me engano o estádio de Calama não tinha iluminação, por isso o jogo com o Paraná foi num dia de semana à tarde.

3 de julho de 2009 às 09:00  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Blogger Template by Blogcrowds.