Esquadrão de 1952

O Club Deportivo los Millonarios, situado na capital colombiana Bogotá, é um dos principais clubes de futebol da Colômbia. Detentor de 13 títulos nacionais, o clube foi fundado em 1937 por estudantes do Colégio San Bartolomé e do extinto Instituto de La Salle, atual Instituto San Bernardo de La Salle.

Em 1939, o então Club Deportivo Municipal, como era chamado, começou a ser conhecido como “Los Millonarios” devido as contratações de jogadores argentinos. Craques vindo da Argentina, com salários elevadíssimos para o padrão local, não assinavam contratos anuais. Porém, o corpo diretivo do Club Deportivo Municipal resolveu começar a pagar os mesmos valores para os jogadores colombianos. Isso fez com que a imprensa esportiva apelidasse o clube como "Los Millonarios".

No ano de 1952, o Real Madrid convidou a equipe para o torneio comemorativo de Bodas de Ouro do clube. A equipe de Bogotá era tida como um dos principais times do continente americano. Naquela época já era o maior ganhador de torneios nacionais. Para surpresa de todos, o Millonarios se consagrou campeão e um jogador desconhecido, chamado Alfredo Di Stefano, fez 2 gols na final contra o poderoso Real Madrid em pleno Santiago Bernabeu. No mesmo ano as duas equipes se enfrentaram mais 2 vezes, com mais duas vitórias da equipe colombiana. No ano de 1953 Di Stefano se transferiu para o Real Madrid, quando formou um dos maiores times do mundo e virou ídolo da equipe merengue.

Em 1954, o Millonarios foi convidado para uma excursão no Brasil como preparativo da seleção brasileira para a copa de 54. A equipe perdeu o primeiro amistoso jogado no Morumbi por 4 x 2 para a seleção verde amarela. Ainda nesta excursão, o time colombiano ganhou do Corinthians por 1 x 0 e do Grêmio por 5 x 1. Para fechar a turnê brasileira, a equipe perdeu novamente para a seleção brasileira por 2 x 0 no Maracanã.

O Club Deportivo los Millonarios não encanta mais sua fanática torcida. Os tempos são outros e os recursos para contratações são praticamente inexistentes. O último título colombiano foi no ano de 1988. O Estádio El Capim em Bogotá, casa do Millonarios, com capacidade para 48.000, sedia também jogos da seleção colombiana nas eliminatórias para a Copa do Mundo.

3 comentários:

Don Alfredo di Stéfano, el mejor futbolista de todos los tiempos

30 de setembro de 2008 às 06:45  

Não sabia dessa passagem do Di Stéfano pelo Millionários. Bacana.

Aceita uma troca de links?
Abs!

7 de outubro de 2008 às 12:21  

Já linkei o blog.

Abs!

8 de outubro de 2008 às 15:47  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Blogger Template by Blogcrowds.