O Futebol Latino esteve na semana passada no Chile em busca de histórias, fatos e curiosidades sobre o futebol local. Durante a visita, foram levantados dados sobre estádios e times de futebol do Chile. Equipes que disputam frequentemente a Copa Libertadores da América, como Colo Colo, Universidad Católica, Union Espanhola, Cobreloa e outros. Durante as próximas semanas estaremos publicando as matérias.

Neste primeiro artigo, estaremos tratando de alguns assuntos referentes ao estádio Sausalito e o dono do estádio, o Éverton de Vinha del Mar. O episódio mais recente ocorrido neste estádio, foi registrado na área do gol de entrada do estádio, onde o zagueiro Reynoso, do Chivas Guadalajara, simulou estar com a gripe suína, intimidando a príncipal estrela da equipe da casa, o atacante argentino Penco.

Neste estádio foram disputadas as Copa do Mundo de 1962 e a Copa América de 1991. Zagalo e Pelé fizeram os primeiros gols do Brasil na Copa do Mundo em que conquistamos o bi-campeonato mundial. Pelé, que se machucou no segundo jogo disputado contra a antiga Thecoslovaquia, não jogou mais aquela copa, dando lugar para Amarildo. Devido ao tratamento recebido pelos chilenos naquela ocasião, a CBF fez uma placa em homenagem no estádio.

A equipe do Everton surgiu em 1909 na cidade vizinha, Valparaiso. Cidade que foi colonizada por ingleses e alemães que trabalhavam na pesca e principalmente nas atividades do porto, principal porta de entrada no continente de mercadorias vindas do pacífico. O nome do clube foi uma homenagem feita por jovens ingleses torcedores do Everton de Liverpool. A última conquista do time foi o campeonato chileno do ano passado.

O Sausalito fica localizado dentro de um belo parque arborizado, na subida de uma montanha, com um grande lago ao lado do estádio e um estande de tiros atrás do gol de fundos do estádio. Normalmente, atrás deste gol ficam as torcidas visitantes dos times que jogam no Sausalito.

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Blogger Template by Blogcrowds.