Na década de 60, a equipe do Universidad de Chile jogava um futebol leve e bonito. Naquela época, somente uma equipe latina chamava mais atenção. Santos de Pelé. A maioria dos jogadores do Universidad de Chile era da seleção chilena que conquistou o honroso terceiro lugar na copa do mundo de 1962. Durante o período de 1959-1969 "la U" ganhou 6 campeonatos chilenos, incluindo o bi-campeonato de 1964/65.

Com o sucesso do time chileno e a classificação da seleção daquele país para a Copa da Inglaterra em 1966, começaram a surgir convites para excursionar no velho continente. Naquela época, somente equipes que se destacavam na América do Sul conseguiam a inclusão nos torneios de verão europeu. "La U" foi convidada para uma disputa contra a Internacionale de Milão e o Botafogo de Garrincha, Nilton Santos, Didi e Djalma Santos. Jogadores estes, que formou a base da seleção bi-campeão em 1962 no Chile. A equipe chilena ganhou os dois jogos.

Na década de 80 a equipe passou por uma forte crise técnica, culminando com o rebaixamento em 1989. Isso fez com que sua torcida ganhassse o apelido de "los de abajo". Após alguns anos de fracasso, a equipe conseguiu dar a volta por cima e venceu o campeonato chileno de 1994. Seu principal jogador neste ano foi Marcelo Salas. No ano seguinte, a equipe consegue manter a mesma base campeã e conquista o bi-campeonato. Em 1996, o Universidad do Chile consegue sua melhor campanha na Copa Libertadores, caindo na semi-final, em arbitragem muito contestada, para o campeão daquele ano, River Plate de Enzo Francescoli.

Atualmente o clube passa por uma grave crise financeira, fato que não impediu que disputasse duas finais consecutivas em 2005 e 2006, contra seus maiores rivais, Universidad Católica e Colo Colo. O último título conquistado foi o torneio Apertura de 2004, com destaque para o goleiro Jonny Herrera, que mais tarde vestiu a camisa do Corinthians no Brasil. Seu uniforme titular é da cor azul, enquanto o reserva é todo vermelho. Sua torcida é a segunda mais numerosa do Chile, só ficando atrás do Colo Colo. A equipe manda seus jogos no estádio Nacional do Chile, com capacidade para 60.000 pessoas.

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Blogger Template by Blogcrowds.