No último dia 1° de Fevereiro, uma tragédia assolou o futebol do Paraguai. Duas pessoas morreram no principal estádio daquele país. O jogo em disputa era entre Santaniana e Ovetense, valido pelo torneio Interliga, onde mais de 10 mil pessoas presenciavam a partida. Aos 15 minutos de jogo, um forte estrondo foi ouvido e também sentido no estádio inteiro. Um setor da arquibancada desabou ferindo 5 pessoas e vitimando 2 policiais que faziam a segurança da partida. O estádio não tem dono, é um estádio nacional, administrado pela Associação Paraguaia de Futebol, inclusive o estádio disponibiliza um espaço para a sede da APF. Construído em 1917 com capacidade para 50.000 pessoas, atualmente sua capacidade é de 36.000 para atender as exigências da FIFA.

O estádio é famoso também pela falta de segurança para torcedores visitantes. O Defensores carrega a marca do tempo em sua edificação e é comum observar rachaduras, vergalhões e até infiltrações em sua velha estrutura. Outros dois pontos que preocupam os freqüentadores do estádio são os túneis de acesso escuros e entulhos espalhado ao redor do estádio. No dia seguinte a tragédia, a prefeitura de Assunção interditou o estádio por tempo indeterminado. Com essa medida, o campeonato nacional foi atrasado por uma semana até que seja reavaliada a tabela da competição. A última partida do Nacional do Paraguai pela Libertadores, no dia 5 de Fevereiro, foi disputado no estádio La Olla em Assunção.

O estádio, que já foi palco de 6 finais da Taça Libertadores da América, e de 2 Copa América, recebeu este nome em 1974 para homenagear os soldados paraguaios que lutaram na guerra do chaco contra a Bolívia. Além de ser a casa da seleção paraguaia, o estádio também sedia jogos do campeonato local. Segundo apurou a imprensa esportiva, em véspera de jogos da seleção paraguaia o estádio recebe uma “maquiagem”, com assentos novos, pintura e placas de publicidades. Tudo isso faz com que os velhos problemas de estrutura sejam camuflados aos olhos dos expectadores.

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Blogger Template by Blogcrowds.