Neste final de semana, será jogado no Peru o maior clássico local, válido pelo Torneo Apertura 2008, entre Universitário, la “U” e Alianza Lima, na capital peruana. O jogo será disputado no estádio Alejandro Villanueva, casa do Alianza. Além de ser um jogo decisivo para a definição do torneio, já que la “U” lidera com 47 pontos, sete a mais que o segundo colocado Sporting Cristal, a equipe crema pode ser campeã nesta rodada dependendo da combinação de resultados. Infelizmente as atenções também estão voltadas para a segurança da partida.
Uma recente briga entre torcidas das duas equipes na última semana, no bairro de San Martín de Porres, deixou um torcedor do Universitário morto e 7 feridos. O fato ocorreu nas imediações da avenida Zarumilla. Este incidente fez com que a diretoria do Universitário solicitasse garantias de segurança tanto para os jogadores, como para a torcida, que deverá comparecer em bom número na casa do adversário. Outra medida que causou espanto para a diretoria da la “U”, é o preço cobrado pelo ingresso da torcida visitante, que ficará localizada na arquibancada norte. O valor do ingresso será de 20 soles, enquanto no jogo de ida, no estádio Nacional, foi cobrado 12 soles a entrada para a torcida adversária.
Do outro lado, a diretoria do Alianza afirma que esta questão não compete a ela, mas sim as autoridades de segurança peruana. Segundo ainda a diretoria, o que cabe ao Alianza, é tentar recuperar o bom futebol. A equipe não tem grandes pretensões na competição, apenas almeja ficar entre as 7 primeiras posições. Uma vitória no clássico pode ser o começo desta recuperação, além de evitar a volta olímpica rival em sua casa.

O maior feito do clube ocorreu no ano de 2002, quando foi vice campeão paraguaio, ganhando o Torneo Clausura e garantindo vaga na Copa Libertadores do ano seguinte. O título daquela temporada ficou com o Libertad. O clube tem apenas duas participações na Copa Libertadores, onde nunca passou da primeira fase.
A fase atual não é das melhores, no ano passado o time brigou contra o rebaixamento até a última rodada, escapando em um jogo dramático contra o General Diaz. O placar final foi 4 a 2, resultado que garantiu o 12 de Outubro por mais um ano na primeira divisão.
No ano de 1998, chegou ao time um dianteiro rápido e forte de apenas 18 anos, chamado Salvador Cabañas. O jogador veio por indicação do técnico Alicio Solalinde. Logo na temporada 1998/99 o atacante despontou, fazendo 17 gols pelo modesto clube. O jogador continuou fazendo gols, fato que chamou atenção de outros clubes do continente. Em 2001 se transferiu para o Audax Italiano, onde ficou apenas 3 anos, chegando ao futebol mexicano em 2003.
Hoje, o atacante é conhecido no América do México como Capitão América e foi artilheiro da Copa Libertadores do ano passado com 10 gols ganhando o título de melhor jogador do continente, oferecido pelo jornal uruguaio El Pais. Este ano, é artilheiro do torneio continental de clubes com 8 gols. Já em Itauguá, o cenário não é diferente, a equipe esta na penúltima colocação com apenas 19 pontos, em 20 rodadas disputadas, vivendo sua rotina de brigar contra o descenso.

Lista dos últimos Campeões do Apertura e Clausura Chileno.
2003 Cobreloa / Cobreloa
2004 Universidad de Chile / Cobreloa
2005 Union Española / Universidad Católica
2006 Colo Colo / Colo Colo
2007 Colo Colo / Colo Colo
2008 Everton

Com a eliminação na Copa Libertadores nas oitavas de finais, para o San Lorenzo e com a perda do Super Clássico para o Boca Juniors, a equipe de Falcão Garcia, "Loco" Abreu, "Burrito" Ortega e Buonanotte, ainda não havia conseguido convencer sua torcida este ano. Após o gol de empate, o Monumental ficou em silêncio por poucos minutos. As noticias vindas de La Plata, informavam que o Estudiantes, segundo colocado, não conseguia abrir vantagem sobre a fraca equipe do Colon.
Os jogadores que já confirmaram presença são os colombianos René Higuita, Carlos Valderrama, Faustino Asprilla, o equatoriano Álex Aguinaga e o brasileiro Dodô, com quem atuou junto no futebol brasileiro. A principal estrela do jogo será o astro argentino Diego Maradona.
“Aristi”, como é conhecido na Colombia, pode se tornar assistente técnico do Atlético Nacional, equipe mais tradicional da Colômbia, auto-entitulada pela sua fanática torcida como o “Rey de Copas Colombiana”. O jogador trabalharia como um intermediário entre o elenco e o treinador Gabriel Jaime Gómez.
Para o futuro, o jogador pretende se qualificar como treinador no Brasil, onde conta com a amizade dos técnicos Carlos Alberto Parreira e Wanderley Luxemburgo. O São Paulo já deixou avisado que o jogador tem as portas abertas no Morumbi, segundo afirmou o próprio jogador em entrevista a imprensa de Medellín.
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial