Parque Central - Montevideo

A história do futebol mundial passa pelo Parque Central, em Montevideo. Ou melhor, começa no Parque Central. Sede da primeira copa do mundo, em 1930, no Uruguai, o estádio recebeu o primeiro jogo da história das copas. A partida foi disputada entre Estados Unidos e Bélgica, com vitória norte-americana por três tentos a zero no dia 13 julho. Antes disso, o estádio já havia sido palco dos Sul-americanos de 1923 e 1924

Onde hoje é o estádio, havia um lugar chamado Quinta de La Paraguaia. O lugar ficou famoso, foi lá onde José Artigas, militar e estadista uruguaio, que lutou em várias batalhas pela independência, foi nomeado chefe dos Orientais, em 1811. Título entregue pelo povo ao herói máximo da história uruguaia. Na entrada principal do estádio, existe uma placa recordando o feito histórico e nacional. Tudo isso para mostrar a origem nacional do clube, que ainda leva o forte vínculo no nome, uniforme e escudo do time.

O estádio foi inaugurado no final do século XIX, em 1899, sendo cedido ao Deutscher Fussball Klub em 1900. A partir de 1901 o campo foi usado para treinamentos do Club Nacional de Footlball. Desde então, o estádio foi palco de várias conquistas do Nacional e também da seleção uruguaia. Até a inauguração do Centenário, estádio construído para sediar a final de 1930, o Parque Central era a principal praça esportiva de Montevideo. Ainda durante a copa do mundo de 1930, Paraguai, Argentina, México, França e Iugoslávia jogaram no estádio.

No ano de 1923, um incêndio destroe o estádio, mas a grande reforma aconteceu mesmo em 1944, onde foram construídas novas arquibancadas de concreto, um novo anel nas tribunas e também o inversão do sentido do campo. O estádio ficou sem receber jogos do Nacional por vários anos. No ano de 2005, após uma grande mobilização da torcida do Nacional, os Bolsos, o estádio passou por mais uma grande reforma, onde se adequou ás novas exigências do futebol. Também foram construídos novos camarotes, novas tribunas e demais infra-estrutura. Hoje a capacidade do estádio é de 20.000. Além do Nacional, o estádio também sedia jogos da seleção uruguaia de rugby.

Os clubes brasileiros não gostam de atuar no estádio, onde a torcida fica próxima do campo e quantidade de torcedores visitantes é muito limitada. Quando atuam em Montevideo, preferem o estádio Centenário. Durante este ano, a equipe do Boca Juniores não aceitou disputar a partida contra o Defensor no acampanhado estádio, alegando falta de segurança para sua torcida que compareceria em grande número.

4 comentários:

hola! enlazamos links?

blog 5´de adicion
http://5deadicion.blogspot.com/
futbol con critica saludos!!

17 de maio de 2009 às 16:37  

Es un muy lindo estadio, y quedó mejor después de las remodelaciones.
Te cuento que superamos las 100.000 visitas y nos consolidamos como el mejor blog del Club Atlético Independiente.
Esperamos que pasen a visitarnos y dejen sus comentarios.
Saludos desde Buenos Aires

Emiliano
La Caldera del Diablo
www.lacalderadeldiablo.blogspot.com

20 de maio de 2009 às 19:20  

Ola visitei seu blog e gostei muito e gostaria de convidar para acessar o meu também e conferir a postagem desta semana: Brasil, Um celeiro do Futebol-Mundial!
E participar, também, da corrente Cadê o Amauri por novos jogadores na seleção brasileira.
Sua visita será um grande prazer para nós.
Acesse: www.brasilempreende.blogspot.com
Atenciosamente,
Sebastião Santos.

21 de maio de 2009 às 16:54  

chapado seu blog, Criei um blog recentemente e curti o seu, virei seu seguidor, quando puder passa no meu ??? vlw
http://www.omundotricolor.blogspot.com/

23 de junho de 2009 às 07:04  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Blogger Template by Blogcrowds.