Esquadrão de 1952

O Club Deportivo los Millonarios, situado na capital colombiana Bogotá, é um dos principais clubes de futebol da Colômbia. Detentor de 13 títulos nacionais, o clube foi fundado em 1937 por estudantes do Colégio San Bartolomé e do extinto Instituto de La Salle, atual Instituto San Bernardo de La Salle.

Em 1939, o então Club Deportivo Municipal, como era chamado, começou a ser conhecido como “Los Millonarios” devido as contratações de jogadores argentinos. Craques vindo da Argentina, com salários elevadíssimos para o padrão local, não assinavam contratos anuais. Porém, o corpo diretivo do Club Deportivo Municipal resolveu começar a pagar os mesmos valores para os jogadores colombianos. Isso fez com que a imprensa esportiva apelidasse o clube como "Los Millonarios".

No ano de 1952, o Real Madrid convidou a equipe para o torneio comemorativo de Bodas de Ouro do clube. A equipe de Bogotá era tida como um dos principais times do continente americano. Naquela época já era o maior ganhador de torneios nacionais. Para surpresa de todos, o Millonarios se consagrou campeão e um jogador desconhecido, chamado Alfredo Di Stefano, fez 2 gols na final contra o poderoso Real Madrid em pleno Santiago Bernabeu. No mesmo ano as duas equipes se enfrentaram mais 2 vezes, com mais duas vitórias da equipe colombiana. No ano de 1953 Di Stefano se transferiu para o Real Madrid, quando formou um dos maiores times do mundo e virou ídolo da equipe merengue.

Em 1954, o Millonarios foi convidado para uma excursão no Brasil como preparativo da seleção brasileira para a copa de 54. A equipe perdeu o primeiro amistoso jogado no Morumbi por 4 x 2 para a seleção verde amarela. Ainda nesta excursão, o time colombiano ganhou do Corinthians por 1 x 0 e do Grêmio por 5 x 1. Para fechar a turnê brasileira, a equipe perdeu novamente para a seleção brasileira por 2 x 0 no Maracanã.

O Club Deportivo los Millonarios não encanta mais sua fanática torcida. Os tempos são outros e os recursos para contratações são praticamente inexistentes. O último título colombiano foi no ano de 1988. O Estádio El Capim em Bogotá, casa do Millonarios, com capacidade para 48.000, sedia também jogos da seleção colombiana nas eliminatórias para a Copa do Mundo.

DEFENSOR CARLOS GAMARRA

Carlos Alberto Gamarra Pavón já rodou o mundo defendendo times de diversos países, passando pela Argentina, Brasil, Itália, Espanha e Grécia.

O jogador começou a carreira no Cerro Portenho em 1991, porém ficou conhecido mundialmente na Copa do Mundo da França em 1998, quando foi eleito o melhor defensor do mundial daquele ano. Um fato inédito, até então, chamou a atenção de todos, o jogador terminou o mundial sem fazer seguer uma falta durante a competição. A equipe paraguaia foi eliminada pela França no Gol de Ouro nas oitavas de finais.

No Brasil, Gamarra, como era conhecido, já se destacava desde 1995 quando chegou ao Internacional de Porto Alegre. Sua passagem também foi vitoriosa no Corinthians, onde conquistou diversos títulos. No Flamengo teve muitos altos e baixos, mas conseguiu fazer com que a equipe da Gávea retornasse a Taça Libertadores no ano de 2002. Já no Palmeiras não apresentou seu futebol que o consagrou e voltou para a Grécia.

No ano de 2006, o jogador anunciou sua aposentadoria oficial da seleção paraguaia após eliminação da Copa do Mundo da Alemanha. Gamarra foi o jogador com maior número de participações na história da seleção de seu país. Atualmente, Gamarra defende o Olimpia do Paraguay, equipe rival do time que o revelou.

Dentre as qualidades deste defensor, deve se destacar sua técnica, seu bom posicionamento em campo e a segurança que tinha com a bola nos pés.


Ano / Campeão / Vice- Campeão

1989 / Nacional (URU) / Racing Club (ARG) / 1-0 e 0-0
1990 / Boca Jrs. (ARG) / Atl. Nacional (COL) / 1-0
1991 / Olimpia (PAR) (*)
1992 / Colo Colo (CHI) / Cruzeiro (BRA) / 0-0 (5-4 p)
1993 / São Paulo (BRA) / Cruzeiro (BRA) / 0-0 e 0-0 (4-2 p)
1994 / São Paulo (BRA) / Botafogo (BRA) / 3-1
1995 / Independiente (ARG) / Velez Sarfield (ARG) / 1-0
1996 / Gremio (BRA) / Independiente (ARG) / 4-1
1997 / Velez Sarsfield (ARG) / River Plate (ARG) / 1-1 (4-2 p)
1999 / Cruzeiro (BRA) / River Plate (ARG) / 2-0 e 3-0
2002 / Olimpia (PAR) / San Lorenzo (ARG) / 2-0
2003 / Cienciano (PER) / Boca Jrs. (ARG) / 1-1 (4-2 p)
2004 / Boca Jrs. (ARG) / Once Caldas (COL) / 3-1 e 1-2
2005 / Boca Jrs. (ARG) / São Paulo (BRA) / 2-1 e 2-2
2006 / Internacional (BRA) / Pachuca (MEX) / 1-2 e 4-0
2007 / Boca Jrs. (ARG) / Arsenal 3-1 e 2-2

* Em 1991 o Olimpia foi campeão sem precisar disputar os dois jogos, por ter ganho a Taça Libertadores e também da Supercopa "João Havelange" de 1990.

Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial

Blogger Template by Blogcrowds.